Taxa de inscrição: R$ 20,00 - pagamento direto com as professoras.
Em seu décimo terceiro ano de atuação, associação sem fins lucrativos se consolida como agente de democratização do acesso à arte
Uma metodologia única, em que as possibilidades abertas pelo convívio com a arte são múltiplas para os mais diferentes públicos. O Espaço da Arte, associação sem fins lucrativos que transformou cultura em instrumento de educação, socialização e bem-estar, inicia 2017 comemorando ter ultrapassado a marca de mais de 10 mil alunos de teatro e dança em 13 anos de história. Pioneiros no Rio Grande do Sul em oferecer oficinas de teatro e dança descentralizadas, o Espaço da Arte já chegou a 38 cidades desde 2004, e neste ano já tem atividades confirmadas em 11 municípios.
Idealizado pelo professor de Teatro Fernando Tepasse, o Espaço da Arte possui uma metodologia descentralizada e com diferentes frentes de atuação. Nas oficinas de teatro e dança, realiza parcerias com órgãos públicos, associações e entidades. Com isso, consegue levar suas aulas mesmo a pequenas comunidades, que têm acesso aos cursos com custos subsidiados. “Atendemos desde crianças a partir de seis anos até adultos. Nosso objetivo não é formar profissionais, ainda que isso aconteça, mas sim trabalhar o desenvolvimento integral do ser humano a partir da arte”, explica Tepasse.
A partir das oficinas, o Espaço da Arte também trabalha na criação de espetáculos temáticos para empresas, órgãos públicos, escolas e associações. “São peças de teatro com uma temática específica que pode ser a valorização do trabalho em uma determinada empresa, ações de saúde e educação para prefeituras e entidades, dentre outras iniciativas”, ressalta o fundador. Nesse eixo de trabalho, o Espaço da Arte tem sido responsável por ações de conscientização sobre temas como Aids, Bullying, uso indevido de drogas, incentivo à socialização, e outras situações sensíveis à sociedade, ampliando seus campos de atuação para além da educação e da cultura.
ARTE QUE TRANSFORMA – O mote central do trabalho do Espaço da Arte é utilizar a arte como forma de transformar a vida das pessoas. Nesse eixo se integram todas as ações desenvolvidas pela entidade. “É uma visão global daquilo que a arte pode oferecer nos mais variados níveis de educação e desenvolvimento humano. É utilizar a arte para promover reflexões, mudanças de paradigmas, conscientização. É isso que as entidades com as quais temos parcerias procuram no Espaço da Arte, e é isso que diferencia a nossa metodologia”, destaca Tepasse.
Nesses quase 13 anos de atuação, o trabalho do Espaço da Arte se consolidou a partir da união da arte, pensada a partir de uma concepção que tem base no respeito, no carinho e no comprometimento com as pessoas, com o profissionalismo. Indo além daquilo que tradicionalmente se oferece, a entidade se envolve em projetos que possibilitam ao aluno uma transformação na forma como ele enxerga a vida, criando laços de carinho, ampliando horizontes a partir da arte. Eventos como retiros e Encontro da Arte levam o participante a formar laços de pertencimento a um grupo, a uma causa. “Nós atuamos de uma forma completamente descentralizada, mas integrada em todos os seus níveis em um processo que usa a arte como mecanismo de autoconhecimento, de integração entre as pessoas e a conscientização para uma vida plena”, observa Tepasse.
AGENDA 2017
4 a 14 de maio - Apresentações diárias da peça "Mimosa na Expoingá" - durante a Expoingá 2017, realizada em Maringá (PR).
19 a 21 de maio - Reencontro de Líderes, destinado aos alunos que já participaram do Retiro de Líderes do Espaço da Arte. Na Casa de Retiros Monte Sinai, em Ivoti.
2 a 4 de junho - Retiro de Líderes, destinado a alunos que estudem do 9º ano do Ensino Fundamental até Ensino Médio ou são adultos. Na Casa de Retiros Monte Sinai, em Ivoti.
24 e 25 de junho - Retiro de Integração destinado a alunos que estudem no 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Na Casa de Retiros Monte Sinai, em Ivoti.
26 de agosto - 12º Encontro da Arte, no Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo.
Também terão quatro apresentações confirmadas dentro do 2º Edital de Ocupação do Teatro Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo (RS) aos domingos. As peças são "Trocando as Patas", "Uma História de Amor", "O amor não é lindo" e "O Ouro de Cada um". Em Farroupilha (RS), o Espaço da Arte também será o responsável por duas oficinas para professores e uma apresentação da peça "Uma História de Amor", dentro do projeto Caminhos para a cena – Farroupilha 2017, selecionado no edital do Fundo Municipal de Cultura.
ESPAÇO DA ARTE - O Espaço da Arte é uma associação sem fins lucrativos, fundada por Fernando Tepasse em março de 2004, na cidade de Bom Princípio. Tem como missão utilizar a arte-educação como instrumento de socialização, desenvolvimento humano e artístico, realizar projetos e ações em saúde e assistência social através da arte, criar e produzir espetáculos e eventos culturais. Já atuou em 38 cidades do RS, com oficinas de teatro e dança, para mais de 10 mil alunos, desde sua fundação. Hoje está presente em 11 municípios gaúchos, em Porto Alegre, região metropolitana, Vales do Caí, Sinos, Taquari e Serra, contando com mais de mil alunos e atuando de maneira descentralizada, em parceria com prefeituras, entidades, organizações e iniciativa privada.